Oradores

Realidades rurais na Macaronésia: Cabo Verde, Canárias, Madeira e Açores

Participantes

Ângelo Lopes

Ângelo Lopes (Cabo Verde)

Ângelo Lopes, 1980, Cabo Verde. Arquiteto e artista, cofundador da “Oficina de Utopias” atua no cruzamento transdisciplinar entre a arquitetura, a fotografia, o cinema e o design. Mestre pela Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra, pós-graduado em cinema pelo M_EIA – Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura. Integrou a equipa do projeto premiado, nacional e internacionalmente, “Outros Bairros”. Foi docente no M_EIA e colaborou no Atelier José Gigante Arquitetos.

Urbano Yanes

Urbano Yanes Tuña (Canárias)

Licenciado em Arquitectura pela Universidade de Las Palmas de Gran Canaria em 1996 e mestre em Direito do Urbanismo pela Universidade de La Laguna em 2015. Desde 1998, consultor do Ayuntamento de El Sauzal, localidade rural do norte da ilha de Tenerife, em planeamento urbano e projeto arquitetónico de espaços públicos e equipamentos coletivos.
Como diretor da gpy arquitectos tem participado em inúmeros projetos e planos nas diferentes ilhas do arquipélago das Canárias.

Paulo David

Paulo David (Madeira)

Professor na Scuola di Architettura, Politecnico di Milano, Italia.
Professor Convidado Associado no Instituto Superior Técnico, Lisboa.
Membro estrangeiro da Académie d’Architecture em Paris.
Coordenador de Projeto na  Cattedra UNESCO | Mantova entre 2023/2024.
Medalha Alvar Aalto, Helsínquia, em 2012.
Prémio AICA em 2007.
Global Award for Sustainable Architecture, Paris, em 2017.
Fundador e coordenador de um atelier urbano denominado Gabinete da Cidade como consequência dos grandes incêndios ocorridos no Funchal no verão de 2016.
Como complemento da sua actividade, é interventor, criando um Laboratório de Arquitectura Atelier Funchal.
Fotografia: Nuno Serrão

Igor Espínola de França

Igor Espínola de França (Açores)

Igor Espínola de França é natural de Ponta Delgada, Arquitecto pela Faculdade de Arquitectura, da Universidade Técnica de Lisboa, 1987, Mestre em Património, Museologia e Desenvolvimento pela Universidade dos Açores, 2009, e pós-graduado em Arquitectura pelo Instituto Superior Técnico – Universidade Técnica de Lisboa, 2013.
Desde 1990 tem dedicado especial atenção às questões da investigação e reabilitação do património arquitectónico e museografia, áreas onde tem exercido actividade como projectista.

Moderador

Catarina Pinheiro

Catarina Pinheiro

Mestre em arquitectura pelo Instituto Superior Técnico, com passagem pelo Politecnico di Milano, e pós-graduada em Construção Sustentável pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Exerce funções no Município de Angra do Heroísmo. Vice-presidente do Conselho Diretivo Regional da Secção Regional dos Açores da Ordem dos Arquitectos desde 2023.

A Habitação na construção das paisagens rurais – O problema do modelo difuso açoriano

Keynote speaker

Adriano Pimenta

Adriano Pimenta

Adriano Pimenta (Porto, 1968) licenciou-se na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) em 1994.

Colaborou entre 1992 e 2007 no escritório do arquiteto Eduardo Souto de Moura, onde coordenou, entre outras, a obra do Metro do Porto entre 1999 e 2007.

Iniciou a sua própria prática em 2007 e onde trabalha nos seus projetos ou em parceria com vários arquitetos.

Entre 2013 e 2017, residiu em Riade, na Arábia Saudita, onde trabalhou como consultor para a obra do Metro de Riade numa extensão de 170km.

O seu trabalho abrange uma diversidade de escalas e programas. Mais recente merecem destaque a construção do condomínio de D. Pedro V finalizado em 2023, e finalista prémio Forma 2024, 20 moradias unifamiliares na Madalena, o 1º prémio para construção de uma fábrica para os novos comboios da CP em Guifões, Matosinhos ou o recente projeto para completar a obra das 27 Casas das Sete Cidades, nos Açores, em parceria com o arquiteto Eduardo Souto de Moura, uma obra que teve o seu inicio em 2007.

Em parceria com os gabinetes Gigante | Imago | Mestre Wage, ganhou o concurso em 2019 para uma estação de Metro em Oslo que se encontra em fase de construção.

Fez parte da equipe que em 2018 desenvolveu as diretrizes para a construção da linha de alta velocidade nos países Bálticos e foi consultor em 2018/2020 da empresa Systra, na India, para o projeto de Metro de Nova Deli, exercendo as mesmas funções desde 2019 para o Metro de Kanpur, India.

Em 2010, em parceria com o Arquiteto Eduardo Souto de Moura venceram o concurso para a Estação Évora parte das novas ligações de Alta Velocidade Lisboa-Madrid previstas construir.

Recentemente fez parte do Concurso de Alta Velocidade de ligação Campanhã – Oiã, para a conceção e construção das estações de Campanhã no Porto e St Ovídio em VN de Gaia, em parceria com o Arquiteto Nuno Brandão Costa e o Arquiteto José Carlos Nunes.

Foi menção honrosa em 2019 no prémio João de Almada com a obra de habitação Kopke.

Participantes

Álvaro Domingues

Álvaro Domingues (FAUP)

Geógrafo, doutorado em Geografia Humana pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto em 1994. Desde 1999 é docente do mestrado integrado e do curso de doutoramento da FAUP. É também membro do Conselho Científico. Como investigador do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP, tem desenvolvido uma actividade regular de investigação e publicação no âmbito de projectos com diversas entidades. No CEAU-FAUP a sua actividade centra-se na Geografia Humana, Paisagem, Urbanismo e Políticas Urbanas, quer em termos de investigação, quer em termos de assessoria externa e formação.

Jorge Santos Silva

Jorge Santos Silva (Morim Santos Silva Arquitectos)

Jorge Santos Silva, arquitecto, é licenciado pela FAUP e pela Accademia di Architettura da Univ. Svizzera Italiana, em 2005.
Em 2009, com Gisela Morim, abre o atelier Morim Santos Silva Arquitectos e, em 2014, obtém o grau Master Science em Desenvolvimento Urbano Sustentável pela Universidade de Oxford.
Em 2022, enquanto doutorando da Univ. do País Basco, coorganiza a Escola de Verão sobre Arquitetura Tradicional na Ilha do Pico, em conjunto com a INTBAU e Prémio Rafael Manzano através da Fundação Serra Henriques, resultando num conjunto de debates e propostas académicas para a qualificação e densificação urbana do limite nascente das Lajes do Pico.

Mezzo Atelier

Joana Oliveira + Giacomo Mezzadri (Mezzo Atelier)

O Mezzo Atelier, fundado por Giacomo Mezzadri e Joana Oliveira, conduz uma prática multidisciplinar cuja abordagem alia arquitetura e design. Fascinados pela arquitetura vernacular, materialidades e artesanato, os arquitetos redesenham tradições através de uma linguagem contemporânea e funcional, contextualizando cada projeto na sua geografia e cultura. A par da arquitetura, a produção de mobiliário e intervenções efêmeras assumem grande importância na prática do atelier, cujo objetivo é projetar ambientes como um todo.

Moderador

Miguel Machado

Miguel Machado

Miguel Ângelo Machado é licenciado em Arquitetura pela FA-UP, em 2002, e ingressa na OA em 2004.
Desde então desenvolve atividade própria ou em colaboração, destacando-se a relação com o Estúdio MMPF, com a empresa Espaço Municipal – Renovação Urbana e Gestão do Património – e com a empresa Vítor Martins SA.
Entre 2007 e 2009, publica os artigos Un Paese “Low-Cost”: Ritratto Portoghese, QA, e A Teoria está Morta? Em torno do debate sobre práticas projetivas, MURPHY #2.
Em 2022 conclui a Pós-graduação em Eficiência Energética em Edifícios pelo ISEP.

Paisagem(ns) à venda – a gentrificação rural (pressão do turismo sobre a habitação)

Keynote speaker

Ana Pinho

Ana Pinho

Ana Pinho é arquiteta e doutorada em planeamento urbanístico. Desenvolveu atividade de investigação no Laboratório Nacional de Engenharia Civil entre 2001 e 2012, nas áreas da reabilitação urbana e conservação do património.

Colabora regularmente com mestrados, doutoramentos e pós-graduações de diversas Universidades, tendo coordenado o Mestrado Integrado em Arquitetura da Universidade Católica Portuguesa. É autora e colaborou em dezenas de publicações científicas e técnicas. Tem prestado assessoria técnica e científica a diversos municípios e à AML.

Foi coordenadora da iniciativa de voluntariado «Terra Amada», centrada na reabilitação e melhoria da qualidade de vida das populações em aldeias do interior de Portugal.

Entre julho de 2017 e setembro de 2020, assumiu as funções de Secretária de Estado da Habitação.

Atualmente é Investigadora Principal do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.

Participantes

Fernando Monteiro

Fernando Monteiro (M-Arquitectos)

Licenciado em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa em 1997. Fundador e Sócio-Gerente da M-Arquitectos desde 2009, sediada na ilha de São Miguel, onde se dedica ao estudo de desenvolvimento de projetos nas áreas do Urbanismo, Arquitetura e Design de Interiores.

Antonieta Reis Leite

Antonieta Reis Leite (CES-UC)

Antonieta Reis Leite, natural de Angra do Heroísmo, é investigadora auxiliar no CES-UC e professora auxiliar convidada no dARQ-UC. Ganhou um financiamento competitivo individual CEEC FCT. Foi investigadora no CHAM UNL e UAc. Licenciou-se em arquitetura pela UC em 2000 e obteve um Diploma de Estudos Avançados em história da arte pela Universidade Pablo de Olavide (Espanha), em 2005. Doutorou-se em 2012 pela UC com investigação sobre a história do ambiente construído do arquipélago dos Açores na sua relação com o processo de povoamento das ilhas descobertas despovoadas no séc. XV. Tem trabalhado sobre o processo de construção do mundo atlântico português. É autora de um livro, artigos científicos e capítulos de livros.

Fernando Almeida

Fernando Almeida (IHRU, 2022-2024)

Licenciado em Arquitetura pela Universidade Lusíada de Lisboa.
Desempenhou diversos cargos de direção e coordenação no Instituto da Segurança Social, I. P. de 2017 a 2022, bem como de diretor de Departamento na Câmara Municipal de Leiria, de 2011 a 2013.
Integrou, em representação do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, a Comissão para a Promoção das Acessibilidades.
Adjunto da Secretaria de Estado da Habitação em 2022.
Vogal do Conselho Diretivo do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana de 2022 a 2024.
Diretor comercial da Ergsilva, Construção e Restauro de Edifícios, S.A., desde 1 de outubro de 2024.

Moderador

Bruno Baldaia

Bruno Baldaia

Nasceu em Coimbra (1971). Arquitecto (FAUP) desde 1997. Mestrado (2009) e estudos de doutoramento (2012-2019) em Barcelona na ETSAB-UPC.
Crítico de Arquitectura com publicações em Portugal, França e México. Foi docente universitário (2009-2015).
Comissariou exposições de arquitectura, é autor e editor de publicações sobre o tema. Publica, também, textos de ficção.
Foi Vice-Presidente da Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos (2020-2023)

O desafio à regulação. Uma avaliação sobre o regulamento da paisagem protegida da vinha (análise da regulação)

Keynote speaker

Manuel Paulino Costa

Manuel Paulino Costa

Licenciado em Geologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em 1994, iniciou a sua colaboração com a Direção Regional do Ambiente como Técnico Superior, em setembro de 2000, tendo exercido o cargo de Chefe de Divisão das Áreas Protegidas da Direção de Serviços da Conservação da Natureza, entre 2008 e 2011.

Exerceu funções de Diretor do Serviço de Ambiente da Ilha do Pico / Parque Natural do Pico /Gabinete Técnico da Paisagem da Cultura da Vinha da ilha do Pico entre outubro de 2011 e julho de 2021.

Foi coordenador Geral do Geoparque Açores, Geoparque Mundial da UNESCO e Representante da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico – classificada como Património Mundial da UNESCO, na Rede do Património Mundial de Portugal, tendo participado nas equipas de trabalho que prepararam os respetivos processos de candidatura.

Atualmente exerce funções de técnico superior na Divisão das Áreas Classificadas da Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática.

Participantes

SAMI

Inês Vieira da Silva + Miguel Vieira (SAMI-arquitectos)

Inês Vieira da Silva e Miguel Vieira formam o ateliê SAMI-arquitectos em 2005 e desde então têm visto o seu trabalho ser reconhecido com diversos prémios e distinções entre os quais se destacam o Prémio RIBA International Awards for Excellence 2024, o Prémio Nacional de Arquitetura BMIAA’23 Award, o Prémio AICA de Artes Visuais e Arquitectura 2015, os Prémios da X e IX BIAU-Bienal Ibero-Americana de Arquitectura y Urbanismo, 2016 e 2014 e o prémio European Award Architectural Heritage AADIPA, 2015. Entre 2022 e 2024 colaboram no Gabinete Técnico da Paisagem Protegida da Vinha da Ilha do Pico, tendo participado no processo de Candidatura desta paisagem a Património da Humanidade, pela UNESCO, classificação obtida em 2004.
Fotografia: Tiago Miranda

Mónica Goulart

Mónica Goulart (Gabinete Técnico da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, 2006-Presente)

Licenciada em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura – Universidade Técnica de Lisboa, 2004.
Técnica superior na área de arquitectura no Gabinete Técnico da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico desde 2006.
Freelancer: projectos de arquitectura para habitação, restauração e bebidas, reabilitação de edifícios, direcção e fiscalização de obra desde 2003.
Perita avaliadora de imóveis da Autoridade Tributária entre 2009 e 2015, e nas empresas Neoconsul e Eurovalor Madeira entre 2007 e 2021.

Ana Barroco

Ana Barroco (Quaternaire Portugal)

Licenciada em Arquitetura Paisagista pela Universidade de Évora, estagiou no CEHIDRO – Centro de Estudos de Hidrossistemas – no Instituto Superior Técnico. Integrou a Hidrotécnica Portuguesa, de janeiro de 1990 a agosto de 1999, onde participou e coordenou inúmeros projetos na área do ordenamento do território e do projeto de execução, sendo responsável pelo Departamento de Ordenamento do Território e Paisagismo, durante o último ano. Quadro da Quaternaire Portugal a partir de setembro de 1999, na qual exerce funções de coordenadora na área do ordenamento e do projeto urbano. Desde março de 2009 que é Vogal Executiva do Conselho de Administração da QP e responsável pela supervisão do escritório de Lisboa.

Moderador

Manuel Costa Junior

Manuel Costa Jr.

Licenciado em História (via científica) pela Faculdade de Letras de Lisboa (Universidade Clássica de Lisboa).
Lecionou em diversas Escolas Secundárias, tendo exercido, ao longo de 15 anos letivos, diversos cargos.
É desde 1 de janeiro de 2000 Diretor do Museu Regional do Pico, cargo que exerce em Comissão de Serviço.
Neste quadro, exerce as funções de Presidente da Comissão Consultiva do Património Baleeiro Regional.

Visitas

Guias

Luís Vieira

Luís Vieira (FCC Arquitectura)

Luís Vieira, arquitecto formado na Universidade Lusíada do Porto, iniciou a sua carreira profissional no Atelier FCC Arquitectura, onde ocupa actualmente o cargo de Arquitecto Sénior e Coordenador.
Ao longo dos últimos 10 anos tem desenvolvido projectos de diferentes escalas e temáticas, com equipas multidisciplinares, o que lhe confere uma experiência abrangente e diversificada.

Mónica Goulart

Diogo Mega (Diogo Mega Arquitectos)

Arquitecto com Mestrado em Arquitectura e Cultura Urbana pelo Centre de Cultura Contemporània de Barcelona / Universitat Politècnica de Catalunya – Master Metropolis.
Estudou em Portugal, Espanha e Itália e licenciou-se em Arquitectura pela Universidade Lusíada de Lisboa.
Em 2009, fundou o seu próprio atelier, destacando-se no desenvolvimento de projectos nos sectores de empreendimentos turísticos e habitação. Ao longo da sua carreira, tem visto o seu trabalho reconhecido em várias publicações de renome nacional e internacional, como a Condé Nast Traveller, Financial Times, New York Times, Esquire, Forbes e Architectural Digest.

ORGANIZAÇÃO:

ORGANIZACAO

APOIOS:

APOIOS

PATROCÍNIOS:

Patrocínios
Patrocínios

ORDEM DOS ARQUITECTOS
SECÇÃO REGIONAL DOS AÇORES

Rua Dr. Vitorino Nemésio, 2-4
9500-348 Ponta Delgada
Açores – Portugal

ORDEM DOS ARQUITECTOS
SECÇÃO REGIONAL DA MADEIRA

Rua do Carmo, 66
9050-019 Funchal
Madeira – Portugal

Contacto para Informações

+351 296 283 201

acores.geral@ordemdosarquitectos.org

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00